2476

Eunápolis

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Câmara Municipal de
Eunápolis

Câmara de Eunápolis é a 24ª mais transparente da Bahia e lidera o ranking no Extremo Sul

Fonte: Fonte: Assessoria de Comunicação/CME – Fotos: Milton Guerreiro
01/12/2023 às 09h31

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Câmara de Vereadores de Eunápolis é a 24ª mais transparente entre as casas legislativas municipais do estado da Bahia e a primeira no Extremo Sul do Estado, dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O resultado foi apresentado no dia 13 de novembro passado, durante o Seminário “Transparência em Foco”, que ocorreu na sede do TCU, em Brasília. Os dados detalhados estão disponíveis na página do Radar da Transparência Pública, que também dá acesso aos seus usuários aos links correspondentes a cada informação disponibilizada pelos Poderes, órgãos e entidades públicos.

No âmbito no poder Legislativo em todo o estado da Bahia, em relação aos maiores municípios do estado em termos de população acima de 100 mil habitantes e de arrecadação, a Casa Legislativa de Eunápolis, com a 24ª colocação, ficou à frente de Feira de Santana (26º), Vitória da Conquista (30º), Barreiras (32º), Ilhéus (33º), Simões Filho (42º), Camaçari (49º) e Porto Seguro (113º).

Conforme o levantamento, os portais dos Tribunais de Contas apresentam 90,42% de transparência, seguidos pelos sites do Ministérios Públicos (85,68%), dos Judiciários (78,75%), das Defensorias Públicas (70,13%), dos Executivos (59,49%) e dos Legislativos (55,37%) brasileiros.

A classificação foi conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que, pelo segundo ano consecutivo, coordena uma pesquisa sobre a estrutura disponível e o funcionamento das unidades municipais responsáveis pelo controle interno. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aderiu à iniciativa como parte do “Projeto InterAgir”, que visa estimular uma maior interação entre os órgãos encarregados pelo controle externo com as controladorias municipais dos poderes executivo e legislativo dos municípios.

PRIORIDADE

Para o presidente do Legislativo eunapolitano, Jorge Maécio (PP), o resultado reflete o trabalho realizado por uma equipe competente e comprometida na sua gestão em frente à Câmara. “Desde que assumi a presidência da Casa, uma das minhas principais prioridades foi justamente com a valorização e especialização do pessoal, por meio de vários cursos de aperfeiçoamento; além do compromisso com a transparência”.

O vereador destaca que uma série de ações foram implementadas, incluindo a reformulação tecnológica dos processos da Câmara, para chegar a esse resultado. “Informatizamos todo o processo, com novos softwares que permitiram, inclusive, a votação eletrônica nas Sessões”.

Além disso, todas as sessões são transmitidas ao vivo pelas páginas oficias da Câmara nas redes sociais, permitindo o acompanhamento por parte de todos os interessados. “Além de obrigação constitucional, a transparência na administração dos recursos públicos com seriedade sempre foi meu maior compromisso político”, finaliza.

O ranking pode ser conferido na página Radar da Transparência Pública.

 

 

Por Assessoria de Comunicação da Câmara de Eunápolis –

Contato: Rose Marie Galvão (73) 98200-2122

Email: rosegalvao.10@hotmail.com