2476

Eunápolis

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Câmara Municipal de
Eunápolis

Durante troca de comando, diretor da Dirpin anuncia instalação de uma NEAM em Eunápolis

Fonte: Diretoria da Comunicação/CME - Fotos: Carlos Renato (Cedidas)
16/04/2024 às 08h54

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria de Segurança Pública da Bahia trocou o comando da 23ª Coorpin, com sede em Eunápolis, em cerimônia bastante concorrida realizada na manhã desta segunda-feira, dia 15 de abril, no auditório da sede da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Eunápolis (Bairro Dinah Borges). A cerimônia teve um caráter religioso, com a benção do pároco da Catedral da Diocese de Eunápolis, padre Diego Oliveira.

Na ocasião, o diretor da recém-criada Regional do Interior do Sudoeste (DIRPIN), Roberto Júnior, conduziu a posse do novo coordenador, representando a Delegada Geral da Polícia Civil na Bahia, Heloísa Brito, durante a formalização do ato. Nomeado por meio de decreto do Governo do Estado, publicado no Diário Oficial da Bahia no dia 6 de abril, o novo coordenador, delegado Wendel Ferreira, assumiu o termo de posse sob aplausos.

A cerimônia, bastante concorrida, contou com a presença do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, representando o Poder Executivo das oito cidades da Costa do Descobrimento que compõem a jurisdição da 23ª Coorpin, e do presidente da Câmara de Eunápolis, Jorge Maécio Pires, representando o Poder Legislativo. O coronel PM Luis Alberto Baqueiro Paraíso Borges, comandante de Policiamento da Região Extremo Sul representou a corporação no evento.

A cerimônia também contou com a presença do comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar em Eunápolis, Major PM Ulisses Antônio Moreira de Souza, e ainda juízes, promotores de justiça, de policiais civis e militares de várias regiões da Bahia, políticos, advogados e imprensa que receberam, de forma alvissareira, o anúncio feito pelo delegado Roberto Júnior da implantação de um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), em Eunápolis.

O novo coordenador Wendel Ferreira está no quadro da Polícia Civil do Estado há 15 anos. Antes de assumir o comando da 23ª Coorpin ele chefiava a foi titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Turismo (DELTUR) em Porto Seguro.

Ele falou emocionado sobre a responsabilidade do novo cargo, agradeceu a todos os servidores e se comprometeu atuar, em sua nova missão, para reduzir o número de crimes em busca da paz, e anunciou que “estaria estabelecendo um compromisso de servir de forma ética e próxima ao cidadão.”

O presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio, aproveitou para dar as boas vindas ao novo coordenador, Wendel Ferreira. O parlamentar  desejou sucesso ao novo coordenador, elogiando a chegada do novo equipamento (NEAM) que atenderá as ocorrências relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Jorge Maécio disse que a NEAM “nasce de clamor da população, por intermédio de vários pedidos e alertas sobre a necessidade um espaço humanizado de atendimento a mulher, visando aumentar a eficiência no serviço prestado às vítimas”.

Além de Jorge Maécio, a vereadora Arilma Rodrigues seguidas vezes usou a tribuna da Câmara de Vereadores, solicitando um equipamento da polícia dirigido ao atendimento às mulheres vitimas de violência doméstica e de gênero em Eunápolis, onde um levantamento feito junto ao sistema de registro de ocorrências das Delegacias nos anos de 2012 a 2014 constatou o número de 1.162 ocorrências cujo teor era sobre violência doméstica (Fonte: Sisap/Notes).