2476

Eunápolis

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Câmara Municipal de
Eunápolis

Câmara de Eunápolis aprova Programa de Recuperação Fiscal para 2024

Fonte: Fonte: Assessoria de Comunicação/CME – Fotos: Milton Guerreiro
22/12/2023 às 12h40

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Câmara de Eunápolis aprovou, em dois turnos, o Projeto de Lei número 39/2023, de autoria do Poder Executivo, que permite a recuperação fiscal e a regularização dos débitos de natureza tributária e não tributária de pessoas físicas e jurídicas. O PL obteve 16 votos e passa a valer no ano de 2024, com o propósito de minimizar os impactos econômicos regionais e locais sofridos pela população e os setores produtivos.

As votações ocorreram em duas sessões extraordinárias (respectivamente as sessões de números 454ª e 455ª), na manhã desta quinta-feira, dia 21 de dezembro.

O programa PROERFIS é destinado a promover o recebimento à vista ou parcelado dos créditos tributários e não tributários devidos à Fazenda Pública Municipal, vencidos até 31 de dezembro de 2023, decorrentes de débitos de pessoas físicas ou jurídicas com sede ou não no município.

RETORNO PREVISTO NA LOME

O Proerfis voltou com nova nomenclatura. A matéria tramitou no corpo do Projeto de Lei número 36/2023 e que foi rejeitado durante a sessão ordinária do dia 23 de novembro passado. Contudo, por se tratar de matéria de interesse coletivo, dois terços dos vereadores (artigo 37 da Lei Orgânica do Município de Euinápolis) decidiram acatar o retorno da matéria neste mesmo ano legislativo de 2023 a fim de não prejudicar a população.

A vereadora Carmem Lúcia (PSD) disse que o PROERFIS “vai ajudar a sanear as empresas do município de Eunápolis, para que elas possam entrar com poder financeiro em 2024 e trazer crescimento e desenvolvimento econômico para os eunapolitanos”.

Em sua justificativa, a prefeita Cordélia Torres (UB) alega que esta iniciativa “alberga clamores da sociedade eunapolitana, principalmente das entidades da sociedade civil organizada ligada a importantes setores econômicos, como a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Eunápolis, dando continuidade ao incentivo de regularização fiscal dos contribuintes locais ou que de alguma maneira se submetam às exações cobradas pelo Município de Eunápolis em seu território, utilizando-se das ferramentas de facilitação do pagamento de dívidas junto ao Fisco Municipal desde o ano de 2021”.

PARCELAMENTO

Após a sanção da prefeita, o parcelamento dos créditos nos termos desta Lei deverá ser efetuado, por opção do devedor à vista ou em até 36 (trinta e seis) prestações mensais fixas e sucessivas, incidindo sobre elas juros de financiamento, conforme disposto no art. 26, § 1º da Lei Municipal 764/2010, sendo a primeira prestação equivalente a 20% (vinte por cento) do valor devido à vista.

No que tange aos grandes devedores (assim enquadrados aqueles contribuintes com dívidas pendentes acima de R$ 500.000,00 - quinhentos mil reais-), o pagamento pode ser efetuado em até 40 (quarenta) prestações mensais fixas e sucessivas, sendo a primeira parcela equivalente a 15% (quinze por cento) do valor devido à vista.